Histórico - LAMBEB
A construção do LAMBEB foi por meio do Projeto FNDCT/CT-INFRA, Código no 01.07.0566.00 – Ref. Conv. 0177/07 sob a coordenação da Pró-reitora de Pesquisa e executado no período de 06/12/2007 a 05/12/2010. Após a conclusão da estrutura física do laboratório, os equipamentos para as análises mais sofisticadas foram sendo adquiridos em virtude de aprovação de projetos de pesquisa nas agências de fomento CNPq, CAPES e FAPEMIG.
O LAMBEB é um local especializado na realização de análises químicas, físicas, térmicas e energéticas da biomassa florestal e dos resíduos lignocelulósicos e aprovado para fazer parte da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa –MCTI (PNIPE) desde o ano de 2021.
O LAMBEB, apesar de fazer parte da estrutura de apoio ao Curso de Engenharia Florestal e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA, também atende a outros Cursos e Programas de Pós-Graduação da UFLA e de outras instituições parceiras de ensino superior como, por exemplo, UFV, UFES e UFRN, além de empresas privadas do setor florestal brasileiro. Também mantem parceria Internacional com o Centre de CoopérationInternationalenRechercheAgronomiquepourleDéveloppement (CIRAD/França).
Durante os anos de seu funcionamento, no LAMBEB foram desenvolvidas várias dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso,além da publicação de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e em anais de congresso e similares, o que pode ser verificado no curriculum Lattes do professor coordenador do referido laboratório.
Vários trabalhos desenvolvidos são de equipes multidisciplinares, o que reforça o seu caráter multiusuário.