Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

O Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (PPGPMAC) tem como objetivo formar e qualificar profissionais especializados, capazes de atuarem em diversos eixos da cadeia produtiva de plantas medicinais (PM). Tais eixos incluem atividades de ensino e de desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovações em PM abrangendo domesticação, conservação, produção vegetal, avaliações químico-biológicas e desenvolvimento de produtos compatíveis com os requisitos técnicos de eficácia, segurança e qualidade de PM. O Programa conta com duas linhas de pesquisa:

1 - CULTIVO E MANEJO SUSTENTÁVEL DE PLANTAS MEDICINAIS centrada na aquisição de conhecimentos sobre áreas de ocorrência, caracterização botânica anatomo-morfológica, fisiologia de sementes, propagação in vivo e in vitro, controle in vitro da morfogênese, variabilidade química e genética, produção de metabólitos secundários in vitro, técnicas de cultivo e manejo agrícola, determinação do ponto de colheita, métodos de secagem e beneficiamento;

2 - BIOATIVIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS que visa a validação químico-biológica de PM de interesse farmacológico e fitossanitário, em modelos in vitro e in vivo. As pesquisas envolvem estudos de atividades químico-biológicas de óleos essenciais, extratos vegetais, frações e substâncias isoladas no controle fitossanitário de fitopatógenos; estudos fitoquímicos biomonitorados de espécies nativas e exóticas em diversos modelos de atividades biológicas e desenvolvimento e validação de métodos analíticos.

O egresso do PPGPMAC tem formação e conhecimento para enfrentar na prática os problemas envolvidos na: produção e manejo agrícola de PM; no monitoramento de recursos naturais e da biodiversidade; e, no gerenciamento de atividades na cadeia produtiva das PM. A situação atual dos egressos do PPGPMAC na sua maioria continuam no eixo acadêmico como docentes ou discentes e os demais trabalhando em Empresas Privadas ou como profissionais liberais. O PPGPMAC oferece processo seletivo anual e tem como aporte financeiro verbas do PROAP e bolsas e projetos de pesquisas financiados pelo CAPES, FAPEMIG e CNPq.