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Rotinas SI Graduação

 PROCEDIMENTO PARA ENVIO DE REQUERIMENTOS/DOCUMENTOS.

 
 
Envio de FORMULÁRIOS A PARTIR DE 2/1/2023:
 
 
A partir de 2/1/2023 os processos de rotinas acadêmicas devem ser abertos pelos estudantes via SEI (sei.ufla.br) utilizando o Módulo de Peticionamento Eletrônico. Informações: https://portalsei.ufla.br/ ou 'Como iniciar um processo'. 
 
Atenção para o primeiro acesso de estudantes ao SEI: tutorial
 
Lembrando que nos documentos externos anexados aos processos no SEI deve constar a assinatura eletrônica do cidadão, emitida pelo GOV.BR (acesso ao tutorial pelo link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica).
 
 
 
 
sei acesso
 

 

 

Guia do Discente - É um compilado de orientações/procedimentos referentes às Rotinas Acadêmicas realizadas pela CSI/ESAL. O guia servirá de auxílio aos Calouros e também aos veteranos, pois foi baseado nas regulamentações que regem os cursos de Graduação da ESAL, bem como nas frequentes dúvidas enviadas pelos estudantes à SI/ESAL.
 
 
 

 Dicas importantes!

Para documentos externos anexados aos processos no SEI:

É responsabilidade do estudante/requerente o preenchimento correto, que deverá ser totalmente por digitação. Em relação à assinatura, em conformidade com a Portaria MEC nº 360/2022, a convencional (manuscrita) deixa de ser utilizada, pois foi substituída pela assinatura eletrônica do cidadão, emitida pelo GOV.BR. Portanto, acesse o tutorial a seguir para aprender como inserir a assinatura eletrônica no documento no campo definido nos formulários para assinatura do estudante, pelo link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica.

 

Acompanhamento dos Processos de Rotinas Acadêmicas no SEI

Com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) todas as solicitações de Rotinas Acadêmicas migraram para esse sistema.

Deste modo, o acompanhamento da tramitação dos processos cadastrados deve ser realizado no próprio SEI. O requerente receberá um link de acesso no e-mail institucional para acompanhar o andamento do pedido.

É de extrema importância que se atentem diariamente ao e-mail institucional, pois é por meio deste link que serão informados sobre as novas atualizações do processo, e caso haja pendências em relação ao envio da solicitação, a mesma será informada no parecer da Coordenação de Curso ou e-mail da SI. 

Portanto, reforçamos a necessidade do acompanhamento diário do processo.

 

  • DÚVIDAS sobre procedimentos de ROTINAS ACADÊMICAS podem ser enviadas do seu e-mail institucional para à SI/ESAL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 Acesso Rápido

 

 

 Recuperação de Trabalhos Escolares, Regime Especial e Abono

Orientações: Enviar a cópia do documento de afastamento + o protocolo gerado em PDF no SIG (Preencher formulário específico no SIG em até 5 dias letivos a contar do início do prazo pretendido.)

No mesmo prazo abrir processo no SEI do tipo “Ensino: Graduação: Recuperação de Trabalhos Escolares, Regime Especial e Abono de Faltas” e encaminhar à CSI da Unidade Acadêmica, anexando os documentos comprobatórios juntamente com o formulário gerado no cadastro do SIG.

Tutorial para solicitação.

Observação: não é necessário apresentar o documento físico na SI-ESAL, apenas via SEI.

Tramitação: Discente -> SIG -> discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> lançamento SIG ou encaminhamento à PRAEC para análise -> arquivamento SI.

Normatização: IN-PROGRAD N°21/2022  IN-PROGRAD 021/2022 Recuperação de Trabalhos Escolares, Regime Especial ou Abono de Falta.

 

 Aproveitamento de Componentes Curriculares

Orientações: Ver tutorialEntrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Formulário a ser preenchido via SEI + Formulário de Autorização prévia para cursar CC 

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> análise CG -> lançamento SIG - publicação SEI -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021 (IN 10 - APROVEITAMENTO.docx (ufla.br)

 

Autorização para Aproveitamento Extraordinário de Componentes Curriculares

Orientações: O estudante deve preencher o formulário de Autorização prévia para cursar CC, quando desejar posterior Aproveitamento Extraordinário de Componente Curricular (anexar a ementa). Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente. 

Se aprovado, após cursar o CC o estudante poderá pedir o Aproveitamento Extraordinário de Componentes Curriculares, também via processo no SEI, e o formulário de Autorização para cursar o CC deverá ser anexado ao processo.

Formulário: Requerimento_autorização_para_aproveitamento_extraordinário_de_componentes_curriculares.docx

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> análise CG -> lançamento SIG - publicação SEI -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 010/2021 (IN 10 - APROVEITAMENTO.docx (ufla.br)

 

Componente Curricular Complementar

Orientações Gerais: Clique aqui

As cópias dos documentos comprobatórios deverão ser numeradas sequencialmente e, na mesma ordem em que os respectivos CCC foram indicados no formulário II; entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

No caso de estudante do curso de Agronomia:

No caso dos estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal:

  • Orientações: As cópias dos documentos comprobatórios deverão ser numeradas sequencialmente e, na mesma ordem em que os respectivos CCC foram indicados no formulário. Mais Informações - IN-PRG nº 021/2019.
  • Formulário II: Formulário II - Requerimento para registro
  • Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da EENG -> análise CG -> lançamento SIG - publicação SEI -> arquivamento DRCA.
  • Normatização de CCC - Engenharia Florestal: Resolução CGEF N° 02, DE 31 de Julho de 2020
  • Normatização de CCC - Engenharia de Alimentos: IN PROGRAD n° 013/2021, abaixo:

Normatização geral: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD nº 013/2021 (https://prograd.ufla.br/images/2021/IN_-_13_-_2021.pdf)

 

Aluno Ouvinte 

Orientações: Faça login no Portal SEI > Solicitação de aluno ouvinte > Especificações > informe seu nome e o seu curso > preencha o termo de responsabilidade > anexe o atestado de matrícula atualizado. Obs: A solicitação deve ser feita após a 4ª Etapa de matrícula.

Formulário: Disponível em: SEI/UFLA

Tramitação: Discente -> Secretaria Integrada da Unidade Acadêmica responsável pela oferta do componente curricular (clique aqui para consultar a unidade).

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e IN PROGRAD 022/2023 (https://prograd.ufla.br/aluno_ouvinte-2.pdf).

 

 Componente Curricular Isolado (SUSPENSO conforme Resolução CEPE 101/2021)

Orientações: O formulário, entregue conforme cronograma acadêmico vigente, deve ter todos os campos preenchidos.

Formulário: SUSPENSO

Tramitação: Candidato protocola via SEI -> recebimento, análise e publicação pela DRCA no SEI-> candidato -> matrícula DRCA.

Normatização: IN PRG nº 012/2019 (https://prograd.ufla.br/images/arquivos/instru%C3%A7%C3%B5es_normativas/IN_012_-_2019.pdf).

 

Exame de Suficiência

Orientações: Tutorial e entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Formulário a ser preenchido via SEI.

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada (SI) da Unidade Acadêmica (UA) do seu curso -> análise do Colegiado de Graduação (CG) -> publicação no SEI -> em caso de deferimento, encaminhamento aos Departamentos, para providências -> avaliação do estudante na UA responsável pela oferta do CC -> lançamento do resultado no SIG pela SI da UA responsável pelo CC  -> devolução à Secretaria Integrada do curso do discente para arquivamento do processo e compartilhamento do formulário com a DRCA.

Normatização: IN PRG nº 015/2021 (https://prograd.ufla.br/images/2021/IN_-_15docx.pdf).

Restrições / curso de Agronomia: consultar a RESOLUÇÃO CGA Nº 01 DE 09 DE MARÇO DE 2023, dispõe sobre as normas para solicitação de Exame de Suficiência no curso de Agronomia da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras.

Restrições / curso de Engenharia de Alimentos: consultar a RESOLUÇÃO CGEAL Nº 01 DE 31 DE MAIO DE 2023, dispõe sobre as normas para solicitação de Exame de Suficiência no curso de Engenharia de Alimentos da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras.

 

 Justificativa de Ausência – Recepção de Calouros

Orientações: Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Tutorial para envio da justificativa de ausência.

Formulário: Formulário de justificativa de ausência ( preenchido via SEI) / Documentos comprobatórios 

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA para protocolo -> análise CG/Unidade Acadêmica -> publicação SEI.

Normatização: Artigo 41 da Resolução CEPE 473/2018.

 

 Mérito Acadêmico

Orientações: A cada semestre letivo é publicada notícia no site da ESAL (https://esalmg.ufla.br/si/informes-graduacao) e a entrega segue conforme prazos do cronograma acadêmico vigente. 

Tutorial para discentes.

Formulário: Não há padrão/modelo para o currículo. Leia a normatização.

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> análise CG -> divulgação na Colação de Grau.

Normatização: Resolução CEPE 176/2021 (https://prograd.ufla.br/images/legislacao/5_176_16112021.pdf.)

 

 Migração de Matriz Curricular

Orientações: Entrega conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Formulário: Formulário a ser preenchido via SEI.

Tramitação:Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> análise CG -> publicação SEI -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018.

 

 Reconsideração de Decisão Anterior (RECURSO)

Orientações: Digitar o número de processo indeferido no formulário e anexar demais documentações pertinentes.

Formulário: Requerimento_recurso.docx

Tramitação:Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> análise SI (quando houver)  -> análise CG (quando houver)  -> análise Congregação da UA (quando houver) ->  análise CONGRAD (quando houver) -> providências (quando houver) -> publicação SEI -> arquivamento DRCA.

Normatização: Resolução CEPE 473/2018 e Instruções Normativas

 

 Mobilidade Acadêmica

Orientações: para maiores informações acesse Programa Andifes de Mobilidade Estudantil - PAME - Pró-Reitoria de Graduação - PRG - UFLA ou acesse Mobilidade Acadêmica Internacional – Graduação (ufla.br) - site da DRI ou Estágio Nacional (NAC) - site da DRCA.

  • Mobilidade Acadêmia Internacional - Orientações, formulários e trâmites: Diretoria de Relações Internacionais
  •  Mobilidade Acadêmia Nacional - Discentes Externos
    •  Orientações: DRPE
    •  Formulário: Acesse o menu superior Programas e Projetos
    • Tramitação: Discente -> envio e demais trâmites no SPP/DRPE.
  • Mobilidade Acadêmia Nacional - Discentes Internos: 
    •  Orientações: Secretarias Integradas das Unidades Acadêmicas
    • Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA ->   -> análise CG -> manifestação IFES -> publicação SEI -> arquivamento DRCA.
  • Estágio Nacional: Secretarias Integradas das Unidades Acadêmicas
    • Orientações: Secretarias Integradas das Unidades Acadêmicas - https://drca.ufla.br/graduacao/mobilidade-academica
    • Tramitação: Discente solicita via SIG duratne as etapas de matrícula -> discente envia termo de compromisso assinado à DRCA -> providências DRCA
      • Quando ocorrer após a renovação de matrículao discente envia soclitação no processo de Regime diferenciado via SEI.

Tramitação: Discente -> entrega e demais trâmites na SI-ESAL (nacional) ou DRI (internacional).

Normatização: Resolução CEPE nº 473/2018 e IN PROGRAD nº 017/2022 (https://prograd.ufla.br/images/2022/IN_-_17_-_MOBILIDADE1.pdf). 

 

 Regime Diferenciado (RD)

Orientações: Apenas para discente em Mobilidade Acadêmica (nacional ou internacional).

Formulários: Requerimento de Regime Diferenciado // Requerimento de solicitação de plano de integralização

Tramitação: Discente protocola via SEI os documentos preenchidos para a Secretaria Integrada da UA.

Normatização: INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD Nº 20/2022 - Dispõe sobre Regime Diferenciado (RD) para a integralização de componentes curriculares aos estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participantes de Programas de Mobilidade Acadêmica.

Restrições / curso de Agronomia: RESOLUÇÃO CGA Nº 01 DE 09 DE MARÇO DE 2023, dispõe sobre as normas para solicitação de Regime Diferenciado no curso de Agronomia da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras.

Restrições / do curso de Engenharia de Alimentos: RESOLUÇÃO CGEAL No 01 DE 31 DE MAIO DE 2023, dispõe sobre as normas para solicitação de Regime Diferenciado no curso de Engenharia de Alimentos da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras.

 

 

 Trancamento Geral de Matrícula

Orientações: O trancamento deve ser realizado durante as etapas de renovação de matrícula no SIG. Após esse período, cadastrar o processo “Trancamento Geral de Matrícula”  no SEI e editar o requerimento para envio à SI-ESAL conforme prazos do cronograma acadêmico vigente.

Tutorial para discentes.

Formulário: Formulário a ser preenchido via SEI.

Tramitação:Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA para protocolo -> análise SI/Colegiado de Curso -> publicação SEI -> providências (se necessário) e arquivamento DRCA.

Normatização: Artigo 98 parágrafo 3 da Resolução CEPE 473/2018.

 

 Requerimento Padrão

Orientações: Qualquer dúvida, solicitar auxílio pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Formulário: padrao.docx

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela Secretaria Integrada da UA -> acompanhamento da tramitação no SEI.

Normatização: Legislação Educacional vigente e Resoluções/Regulamentos da UFLA.

 

Dilação de Prazo

Orientações: para solicitação de dilação de prazo de integralização curricular: via SEI, Peticionar processo: "Ensino- Graduação-Dilação de prazo” para envio à Secretaria Integrada pelo estudante interessado, no último semestre letivo do seu tempo máximo de integralização curricular, de acordo com os prazos do cronograma acadêmico vigente.

Tutorial para discentes / Dilação de Prazo

Formulário: Formulário a ser preenchido via SEI + justificativa anexa (digitada e salva em PDF) + documentação comprobatória (se necessária).

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento pela SI/ESAL - análise CG -> publicação SEI -> Encaminhamento para a DRCA -> providências (caso necessário) e arquivamento.

Normatização: Título VIII. Capítulo IV. Resolução CEPE 473/2018.

 

Emissão de Documentos

Orientações: para solicitação de emissão de documentos: via SEI, peticionar processo: "Ensino: Graduação: Emissão de Documentos” para envio à Secretaria Integrada pelo estudante/egresso interessado.

Tutorial.

Formulário: Preencher requerimento: “Formulário para a Emissão de Documentos” no SEI e anexar os documentos comprobatórios, como comprovante de pagamento de taxa via GRU, se for o caso. Link de acesso: https://drca.ufla.br/taxas

Tramitação: Discente protocola via SEI -> recebimento e emissão pela SI/ESAL -> publicação SEI -> e arquivamento na SI.

Normatização: PORTARIA MEC Nº 360, DE 18 DE MAIO DE 2022 - Dispõe sobre a conversão do acervo acadêmico para o meio digital.