Rotinas da Secretaria Integrada Pós-Graduação
Para registrar qualquer solicitação o discente deverá usar o e-mail institucional. Nos formulários de registro de documentação, onde é solicitado ao discente anexar documentos, somente são aceitos arquivos em formato PDF. A SI/ESAL tem 5 dias úteis para processar sua solicitação. |
Acesso Rápido
- Credenciamento de Coorientador
- Relatório de Estágio Docência
- Solicitação e Prorrogação de Pós-Doutorado
- Agendamento de Audiência Pública de Pós-Doutorado
- Solicitação de Certificado de Pós-Doutorado
- Agendamento de Defesas de Projetos
- Agendamento de Defesas e Qualificações
- Plano de Estudos (REPOSITÓRIO)
- Pesquisa Orientada/Pesquisa I
- Pós-Defesa
- Aproveitamento de Créditos
- Desligamento
- Atividade Acadêmica Internacional
- Mudança de Nível
- Modelo de Declaração
- Consolidação de Atividades
- Rotinas de Responsabilidade da PRPG e Coordenação de cada Programa
Credenciamento de Coorientador |
Orientações: A solicitação de Credenciamento de Coorientador deve ser registrada no link abaixo. No preenchimento do registro é necessário inserir o formulário de credenciamento devidamente preenchido e assinado pelo coorientador, orientador e coordenador. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Poderão ser indicados, no máximo, 2 coorientadores por projeto de trabalho de conclusão de curso, Dissertação ou Tese (Portaria PRPG no. 1269, 03/12/2021, Art. 4). Formulário: Credenciamento de Coorientador Registrar Documentação: https://forms.gle/BLSewpBrpooFjxLV9 |
Relatório de Estágio Docência |
Orientações: O Relatório de Estágio Docência deve ser registrado no link abaixo. No preenchimento do registro é necessário inserir o formulário de Estágio Docência devidamente preenchido e assinado. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Formulário: Relatório de Estágio Docência Registrar Documentação: https://forms.gle/QtVDjPyFvnNbkWdv9 |
Solicitação e Prorrogação de Pós-Doutorado |
Orientações: Para solicitação do estágio pós-doutoral são necessários os seguintes documentos: Requerimento para treinamento de pós-doutorado, Modelo de Ofício para indicar supervisor do Pós-doutorado (disponível abaixo) e toda a documentação exigida na Resolução CEPE nº 030/2022. Favor numerar cada documento de acordo com a ordem do Requerimento para treinamento de pós-doutorado. Para prorrogação do estágio pós-doutoral é necessário apenas o Modelo de ofício. Para ambos os casos é obrigatório registrar o pedido no link abaixo. O pesquisador deve ficar atento a emissão da portaria pela PRPG e enviar uma cópia para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Sem o envio da portaria, o registro ou a prorrogação não será cadastrada. Caso o registro não seja feito corretamente e não seja anexada toda a documentação, a solicitação não será considerada válida. Formulário: Modelo de ofício para indicar supervisor Pós-doutorado Registrar Documentação: https://forms.gle/koK6LmrDjuzGoBaz6 |
Agendamento de Audiência Pública de Pós-Doutorado |
Orientações: Para cadastrar a defesa você deve preencher todas as informações no google forms (link no item registrar documentação), caso falte alguma informação no formulário, a marcação da audiência não será considerada válida. Consulte a Resolução CEPE nº 030/2022 a respeito das exigências para composição da banca examinadora. No cadastro você deve anexar o termo de ciência e concordância de agendamento assinado pelo pesquisador, supervisor e coordenador do seu programa de pós-graduação. O cadastro da audiência pública deve ser realizado com prazo minimo de antecedência de 20 dias. Formulário: Termo de ciência e concordância de agendamento de audiência pública Registrar Documentação: https://forms.gle/AAZRgPaQvvkNSWfR8 |
Solicitação de Certificado de Pós-Doutorado |
Orientações: A solicitação do certificado após o estágio de Pós-Doutorado deve ser cadastrada no google forms (link no item registrar documentação) . A lista de documentos a serem anexados no formulário do google forms consta na Resolução CEPE nº 030/2022. Disponibilizamos o modelo de ofício a ser anexado (Primeiro documento solicitado na resolução CEPE 179/2009). Favor nomear os documentos de acordo com a númeração que consta na resolução. Modelo de ofício: Download aqui. Registrar Documentação: https://forms.gle/oRSAivXFtv76gE4V6 |
Agendamento de Defesa de Projetos |
Orientações: O cadastro da banca deve ser feito obrigatoriamente com o e-mail institucional do discente. Para cadastrar a banca você deve preencher todas as informações no google forms (link no cadastro de defesa), caso falte alguma informação no formulário, a marcação da banca não será considerada válida. Casos em que os campos obrigatórios exigidos no formulário de cadastro não se aplica a sua banca, favor inserir o termo "Não Aplicável". Consulte as resoluções específicas do seu PPG a respeito das exigências para composição da banca examinadora. O cadastro da banca deve ser realizado com prazo minimo de antecedência de 15 dias.
1) Etapas: ATENÇÃO: anexar o termo de ciência e concordância de agendamento assinado pelo discente, orientador e coordenador do seu programa de pós-graduação. a) DISCENTE - Preencher o Termo de ciência e concordância b) ORIENTADOR e COORDENADOR - Avaliam e assinam o Termo de ciência e concordância c) DISCENTE - Preencher formulário Google e anexar o Termo de ciência e concordância d) SI/ESAL - Gera os documentos (Atas e Certificados) e cria o processo no SEI e) ORIENTADOR e DEMAIS MEMBROS – Assinar a Ata pelo SEI
Formulário: Termo de ciência e concordância de agendamento de defesa PGESAL Cadastro da defesa: https://forms.gle/iZTZ2ePDPSGBRF7W7
|
Agendamento de Defesas e Qualificações |
Orientações: O cadastro da banca deve ser feito obrigatoriamente com o e-mail institucional do discente. Para cadastrar a banca você deve preencher todas as informações no google forms (link no cadastro de defesa), caso falte alguma informação no formulário, a marcação da banca não será considerada válida. Casos em que os campos obrigatórios exigidos no formulário de cadastro não se aplica a sua banca, favor inserir o termo "Não Aplicável". Consulte as resoluções específicas do seu PPG a respeito das exigências para composição da banca examinadora. O cadastro da banca deve ser realizado com prazo minimo de antecedência de 15 dias.
1) ETAPAS: ATENÇÃO: são dois agendamentos obrigatórios - primeiro o orientador agenda a defesa no SIGAA e depois o estudante cadastra no link abaixo. a) ORIENTADOR - Agendar a banca no SIGAA b) COORDENADOR - Deferir a composição da banca no SIGAA c) DISCENTE - Preencher formulário Google (não é necessário o Termo de ciência e concordância) d) SI/ESAL - Gera os documentos (Atas e Certificados) e cria o processo no SEI e) ORIENTADOR e DEMAIS MEMBROS – Assinar a Ata pelo SEI
Cadastro da defesa: https://forms.gle/iZTZ2ePDPSGBRF7W7 Defesa Fechada: Caso o trabalho envolva propriedade intelectual a defesa deverá ser fechada e seguirá as orientações da PRPG disponíveis aqui.
|
Plano de Estudos (REPOSITÓRIO) |
Orientações: O plano de estudos é um documento de planejamento entre o discente e seu orientador. O discente precisa registrar a documentação no link do google forms abaixo e anexar o plano de estudos assinado em formato PDF. Os discente do Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais devem preencher somente o plano de estudos específico, enqunato os discentes dos outros cursos devem preencher somente o plano de estudos padrão. Formulários: Plano de estudos padrão Plano de estudos específico para Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais: Mestrado Doutorado Plano de estudos específico para Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos: Mestrado Registrar Documentação: https://forms.gle/WcU19AxLz2WEnCMBA |
Pesquisa Orientada/Pesquisa I |
Orientações: Para a finalização da disciplina Pesquisa Orientada/Pesquisa I (disciplina na qual o discente deve publicar um artigo) o discente deve registrar a solicitação no link abaixo. No preenchimento do registro é necessário inserir o formulário de Pesquisa Orientada/Pesquisa I devidamente preenchido e assinado. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Formulário: Conclusão da Pesquisa Orientada/Pesquisa I Registrar Documentação: https://forms.gle/Bu4dou5V6PPskdR3A |
Pós-Defesa |
Orientações: O cadastro deve ser feito obrigatoriamente com o e-mail institucional do discente. Os tramites Pós-defesa da SI/ESAL estão divididos em dois grupos. O primeiro é referente à defesa de projeto, qualificação de mestrado e qualificação de doutorado. O segundo é referente a defesa de dissertação e defesa de tese. Para fazer o cadastro da pós-defesa o discente deve registrar no google forms a documentação exigida conforme o grupo em que se enquadra. Documentação do grupo 1 (defesa de projeto, Qualificação de mestrado e doutorado): Somente o trabalho corrigido em PDF. Documentação do grupo 2 (defesa de dissertação e tese): Trabalho corrigido já com a ficha catalográfica e Anexo IV - Declaração para ateste da Formatação e Revisão do Trabalho Final. O discente deve enviar a tese em .PDF e em .DOC (documento do word), e os outros documentos devem ser enviados em .PDF Registrar Documentação: aqui Os trâmites pós-defesa poderão ser acessados aqui. |
Aproveitamento de Créditos |
Orientações: Para solicitar o aproveitamento de créditos, o discente deverá preencher o formulário abaixo (requerimento) e seguir as orientações descritas no próprio formulário. Após preenchimento e assinaturas, toda a documentação deverá ser anexada no link de registro abaixo. Caso o preenchimento não seja feito corretamente, a solicitação não será considerada válida. Formulário: Aproveitamento de Créditos - Requerimento Formulário: Aproveitamento de Créditos – Emissão de Parecer do Professor Responsável Registrar Documentação: https://forms.gle/VzgDvycEp1YXan157 |
Desligamento |
Orientações: Para solicitar o desligamento, o discente deverá anexar dois documentos no link de registro abaixo:1) Formulário de desligamento, disponível abaixo, preenchido e assinado pelo discente e pelo orientador; 2) Declaração de nada consta emitida pela Bibliotecada UFLA (solicitar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Os dois documentos podem ser enviados em único pdf ou separadamente. A SI deverá cadastrar um memorando no SIPAC para a PRPG (unidade 12.39) informando o desligamento e anexar o formulário do discente digitalizado. Não há prazo para entrega da solicitação. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Formulário: Formulário de Desligamento Registrar Documentação: https://forms.gle/2AREFjf876qh7PW1A |
Atividade Acadêmica Internacional |
Orientações: O estudante de Pós-Graduação da UFLA que for realizar parte de seus estudos em outro país (estágio, pós-graduação sanduíche, titulação simultânea, etc) deve se matricular na disciplina "Atividade Acadêmica Internacional", seguindo as orientações contidas no site da DRI. Após a obtenção de toda a documentação o discente deve registrar no link de registro abaixo e inserir toda a documentação. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Prorrogação de Atividade Acadêmica Internacional: De acordo com a nova resolução (https://prpg.ufla.br/images/084.pdf), Art.10: A solicitação de Prorrogação de Atividade Acadêmica Internacional deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a anuência do orientador. Acesse: Diretoria de Relações Internacionais - Atividade Acadêmica Internacional Registrar Documentação: https://forms.gle/DXkRtHkVjEd6uvK77 |
Mudança de Nível |
Orientações: Para solicitar Mudança de Nível, prevista em Edital próprio do Programa, o discente deverá preencher o formulário abaixo e anexar os documentos exigidos pelo edital. A documentação deverá ser anexada no link de registro de documentação. Caso o preenchimento não seja feito corretamente a solicitação não será considerada válida. Formulário: Mudança de Nível Registrar Documentação: https://forms.gle/PCz2w6D8f36J87bD8 |
Modelo de Declaração |
Orientações: Qualquer declaração que necessite da assinatura do coordenador pode ser feita com base no modelo disponibilizado no link abaixo. Substitua os campos em que as letras estão em vermelho com os dados dos discentes e o motivo da solicitação da declaração. Complete os espaços com os dados do programa em que o discente está matriculado. Com o formulário completamente preenchido solicite a assinatura do Coordenador e/ou Orientador conforme a necessidade da sua declaração. Modelo de Declaração: aqui |
Consolidação de Atividades |
Orientações: Para solicitar a consolidação das atividades dos Programas de Pós-Graduação da ESAL, o discente deve preencher o formulário de consolidação disponivel para download no link abaixo. Após o preenchimento e ter todas as assinaturas solicitadas o discente deverá registrá-lo no google forms, cujo o link se encontra abaixo. Formulário: clique aqui. Registrar Documentação: https://forms.gle/c9BzfXMe4bfpHjke9 |
Rotinas de Responsabilidade da PRPG e Coordenação de cada Programa |
1. Afastamento por motivo de saúde – recuperação de trabalhos escolares; 2. Licença maternidade; 3. Prorrogação do prazo para defesa; 4. Alteração de Matrícula Fora do Prazo; 5. Trancamento de matrícula; 6. Docência Voluntária. Link da PRPG: https://prpg.ufla.br/discentes/form |