Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Ciência e Tecnologia da Madeira

Descrição do PPGCTM

 

O Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira (PPGCTM) da Universidade Federal de Lavras é o único do país que oferece formação altamente qualificada focada na madeira e seus produtos nos níveis de mestrado e doutorado Stricto Sensu. O objetivo geral do PPGCTM é capacitar e qualificar profissionais em alto nível de especialização para enfrentar os principais desafios das atividades de pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Ciência e Tecnologia da Madeira. Atualmente o PPGCTM desenvolve suas atividades de pesquisa na área de concentração “Ciência e Tecnologia da Madeira”. A produção científica e de formação de recursos humanos está distribuída em duas linhas de pesquisa (LP) que são subdividas em dez projetos (P), a saber:

LP 1: Caracterização de materiais lignocelulósicos

P1. Caracterização da madeira e seus produtos
P2. Ensaios não-destrutivos em produtos florestais
P3. Modelagem da formação e do processamento da madeira
P4. Controle genético e ambiental da qualidade do lenho
P5. Qualidade de materiais submetidos ao tratamento térmico e compactação

LP 2: Processamento e utilização de materiais lignocelulósicos 

P6. Processamento da madeira e derivados
P7. Novos materiais produzidos a partir de biomassa vegetal
P8. Produção de energia a partir de materiais lignocelulósicos
P9. Estudos avançados em materiais nanoestruturados
P10. Compósitos reforçados com fibras e nanopartículas

Dentro desta estrutura científica, os docentes do PPGCTM atualmente conduzem 13 projetos financiados por agências de fomento (CNPq e FAPEMIG) e empresas privadas. O valor total dos projetos financiados neste quadriênio é de R$882.855,00. A parceria público-privado sempre foi considera de grande importância para o financiamento de projetos e para o fornecimento de materiais para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas.

De 2007, ano de sua criação, até dezembro de 2018, o PPGCTM titulou 127 mestres e 57 doutores. Em relação ao perfil do egresso, é esperado que o titulado apresente alto nível de formação profissional com conhecimentos técnico-científicos para a utilização sustentável da madeira e seus derivados; habilidades científicas para propor novas pesquisas, além de conhecimentos de técnicas e equipamentos necessários às pesquisas em alto nível. Os egressos do PPGCTM têm atuado em empresas privadas ou setor público nas esferas estadual, federal e no exterior.

O PPGCTM oferta semestralmente 7 vagas de mestrado e 4 vagas de doutorado. A seleção de candidatos é descentralizada, podendo ocorrer em diversas cidades do Brasil e no exterior ou onde existir demanda e condições favoráveis. Em 2018, a relação candidato/vaga dos processos seletivos foi de 2.75 para mestrado e 3.2 para doutorado com inscrições de candidatos de quatro países.