Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Ciência do Solo

Gentileza solicitar descrição da imagem

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) tem como objetivo principal a formação de mestres e doutores com perfil acadêmico em Ciência do Solo, concentrando as atividades de formação em áreas específicas e correlatas da Ciência do Solo.

Os processos seletivos para ingresso são realizados semestralmente e tem como diferencial a descentralização da aplicação de provas realizadas em diversos estados do Brasil.

Os candidatos estrangeiros podem se inscrever em fluxo contínuo, por força de convênios ou outros acordos de cooperação internacional e por agências de fomento ou respeitando os critérios definidos em edital específico publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFLA.

Os discentes ao longo dos cursos de mestrado ou doutorado cursam disciplinas, recebem treinamento para realizarem pesquisa bibliográfica e de redação de artigos científicos e projetos de pesquisa, bem como o treinamento para aprimorar a apresentação de trabalhos em público.

A principal fonte de financiamento é o CAPES/PROEX e também projetos diversos com financiamento público (diversas agências de fomento federais e estaduais) e privado (por exemplo, empresas).

O Programa tem três áreas de concentração e linhas de pesquisa por área que agregam todas as atividades dos docentes, quais sejam:

Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

  • Corretivos, fertilizantes e aproveitamento de resíduos;
  • Dinâmica e disponibilidade de nutrientes no sistema solo-planta;
  • Nutrição, metabolismo e diagnose nutricional de plantas;
  • Carbono no sistema solo-planta;
  • Bioforticação agronômica de alimentos.

Biologia, Microbiologia e Processos Biológicos do Solo

  • Biodiversidade do solo e processos bioquímicos e biofísicos do solo.

Recursos Ambientais e Uso da Terra

  • Pedologia e uso do solo;
  • Química, Mineralogia, poluição e degradação do solo;
  • Manejo e conservação do solo e da água;
  • Física e Mecânica do solo;
  • Mapeamento digital de solos.

O Programa mantém um acompanhamento periódico dos egressos. A maioria dos egressos está inserida na docência em instituições de ensino públicas e privadas. Outra parte significativa está em atividades de pesquisa em instituições públicas e privadas. Outras atividades são: Autônomos (Microempresários / Consultores Agrícolas / Agricultores); Meio acadêmico em andamento (Doutorado/ Pós-Doutorado/ Desenvolvimento Industrial); Preparatório para concurso/Trâmites pós-defesa; Prosseguimento em carreiras não relacionadas a Ciências Agrárias. Outras informações sobre os egressos estão disponíveis nesta página em outras outras opções - inserção profissional dos egressos.