Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Histórico

As atividades na área de sementes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram iniciadas na década de 70, pelo professor José Ferreira da Silveira, coincidindo com a criação do Programa Nacional de Sementes (PLANASEM).

Em 1974, foi criado o setor de sementes do DAG, iniciado por professores do Departamento que se uniram para a criação do Laboratório de Análises de Sementes da UFLA com a finalidade de divulgar o ensino e a pesquisa na área de sementes e prestar serviços aos produtores.

Na década de 1990, atendendo a demanda do país em termos de desenvolvimento da área de sementes, o setor associou à sua equipe, profissionais com especializações em diferentes subáreas ligadas à área de sementes.

Nos últimos anos, com o empenho da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o setor foi contemplado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), disponibilizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério de Ciência e Tecnologia, que possibilitou a construção e a reforma dos laboratórios e ampliação da infraestrutura.

O LCPS reúne hoje os laboratórios depesquisa em sementes, laboratório. de vigor, laboratório de fisiologia, laboratório de biotecnologia, laboratório de análise de imagens, além de infraestrutura para beneficiamento, secagem, armazenamento, tratamento de sementes e pós-colheita de parcelas experimentais. O LCPS também conta com o Laboratório de prestação de serviços (LAS/UFLA), sendo este credenciado no MAPA.

Desta forma, o LCPS vem atendendo ao longo desses anos, usuários de vários programas de Pós-Graduação da UFLA e de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de parceiros privados.