Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Entomologia

Gentileza solicitar descrição da imagem
  • O CURSO

O nosso Programa teve início em 1984 com o curso de Mestrado e, em 1999, o curso de doutorado. Atualmente, o nosso PPG com área de concentração em Entomologia é conceito 5 da CAPES e possui 73 discentes, sendo 90% deles financiados pela iniciativa pública ou privada.

  • ÁREAS DE ATUAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O corpo docente é composto por 16 pesquisadores permanentes e 1 colaborador dos departamentos de Entomologia, Ecologia e Conservação e Ciências Florestais da UFLA, além de um integrante da IFMT. Todos atuam em ensino e pesquisa em Entomologia com abordagem básica ou aplicada à Agricultura e Conservação e, mais recentemente, em Entomologia aplicada à Saúde Pública. Assim, são duas as principais linhas de pesquisa, "Manejo Integrado e Controle Biológico de Pragas" e "Biologia e Ecologia de Insetos". O ensino e pesquisa do nosso PPG tem como objetivo a formação de profissionais com sólido conhecimento teórico e prático com visão para a inovação tecnológica e empreendedorismo para atuar na solução de problemas gerais e específicos da Entomologia no Brasil e no mundo, visando preencher as demandas de profissionais capacitados para o setor público e privado. A pesquisa do PPGEN gera produtos de alta qualidade, como artigos nos renomados periódicos científicos Science, Nature, Philosophical Transactions of the Royal Society B, Ecology Letters, Biological Conservation, Pest Management Science, Journal of Pest Science, Plos One, e patentes de produtos inovadores no controle de pragas.

  • INGRESSO

Anualmente, ofertamos cerca de 26 vagas, sendo 14 para doutorado e 12 para mestrado. Eventualmente, são também disponibilizadas vagas no meio do ano. Os processos seletivos são divulgados por e-mail e redes sociais do PPGEN.

  • INFRAESTRUTURA

O PPGEN possui diversos laboratórios de pesquisa estruturados e equipados para atender as linhas de pesquisa do programa. São 16 laboratórios com mais de 60 salas que perfazem 3.360 m2 com acesso à internet de fibra ótica e equipados com microscópios estereoscópicos acoplados com câmeras fotográficas, fitotrons, estufas BODs, cromatógrafos, freezers, balanças analíticas, além de 8 casas-de-vegetação e 3 fazendas experimentais com área total de 250 ha. Há ainda o Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético, onde coleções entomológicas são preservadas e catalogadas. As aulas teóricas e práticas são conduzidas em 4 salas providas de microscópio estereoscópico e data show, além de um amplo anfiteatro, onde ocorrem seminários e eventos técnico-científicos.

  • OPORTUNIDADES

 As bolsas das agências de fomento CAPES, CNPq e FAPEMIG são oferecidas aos melhores classificados no processo seletivo procurando distribui-las igualmente entre as duas linhas de pesquisa do PPG.  Os alunos com seus orientadores ainda podem buscar recursos de bolsas por meio da iniciativa privada com apoio jurídico e técnico da UFLA. Os discentes do curso têm oportunidade de aprimorar a sua habilidade didática pedagógica em estágios docências ou ainda pelo programa de Docência Voluntária.

  • INTERNACIONALIZAÇÃO

O nosso corpo docente colabora com aproximadamente 60 pesquisadores estrangeiros de instituições da Europa, América do Norte e do Sul e África. Anualmente, até três discentes de doutorado do PPGEN são selecionados para para estágio sanduíche no exterior financiados pelo programa CAPES/PrInt. Outras modalidades de bolsas do CAPES/PrInt possibilitam também a mobilidade de pesquisadores estrangeiros, assim como a saída de professores para instituições no exterior.     

  • INSERÇÃO SOCIAL

O corpo docente e discente é engajado em várias atividades de extensão. Os núcleos de estudos associados ao PPGEN organizam uma série de eventos no município de Lavras, como dias de campo e mostras que desmistificam os insetos para a população local. Neste sentido, um projeto de destaque é a “Cidade dos Insetos” que proporciona uma vivência lúdica sobre os insetos por crianças do ensino infantil e fundamental.

  • OUTROS DESTAQUES

As pesquisas do nosso corpo discente têm sido premiadas em eventos nacionais e internacionais de Entomologia. O nosso PPG também levou 2º lugar no Entomoquiz da última edição do Congresso Brasileiro de Entomologia. Esses prêmios são fruto da excelência do ensino, pesquisa e extensão do PPGEN UFLA!

  • EGRESSOS

São 264 dissertações de Mestrado e 123 teses de Doutorado. Cerca de 88% dos nossos egressos estão empregados ou são pós-doutorandos.

  •  SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS! 

Para isso, basta clicar no nome da mídia social: Perfil Facebook(@entomologia.ufla), Perfil Instagram (@entomologia.ufla) e Twitter (entomologia.ufla)